O Gato que Fede explica
"Você na Agricultura
Acho que muita gente se pergunta o porquê de a agricultura em Portugalestar tão negligenciada. E a resposta é muito simples: Conversas de Quintal. Sim, essa rubrica do programa da manhã da TVI, ‘Você na TV’.
Antes desse programa, a agricultura era considerada isso mesmo, cultura! Era uma forma de arte e expressão. E os nossos artistas eram reconhecidos internacionalmente pelas suas obras e batatas. Lembro-me de um grande nome da Agricultura portuguesa que era o Sr.Joaquim das Poças. Esse artista tinha as melhores cebolas da Europa e ganhou vários prémios por isso e por causa do seu hálito, que era uma mistura entre esgoto tailandês e água de colónia do Alexandre Frota.
Mas este é bastante conhecido, porém se formos mais atrás no tempo, temos o grande nome da expressão agrónoma que é a Sra. Dona Adelaide da Silva. Mas este nome reconheço que para muita gente, especialmente os mais gaiatos, não devem conhecer.
A expressividade do cultivo e semeio desta Sra. Dona Adelaide é esplêndida. Apenas comparável ao génio do fantástico Sr. Manel das Termas. Mas o Sr. Termas é já três séculos mais velho. Era mais ou menos da altura da mulher do José Castelo Branco. Aliás, ela era quase avó do Sr. Termas. Isto de acordo com a análise antropológica e genética realizada pelo Museu Nacional De Xabregas e pelos seus funcionários Doutorados.
Mas tudo isto desapareceu por causa desse maldito ‘Você na TV’. Primeiro pelo nome, Você na TV.
Eu, que nunca apareci na televisão! E segundo por ser apresentado por esse demónio de fatos e óculos estranhos que é o Manuel Luís Goucha.
Porque é que ele não se veste como um Homem? Bem, pelo menos, como uma mulher… Já não pedia mais nada a Deus, Nosso Senhor! E aqueles óculos?Quem os explica? Nem o Dan Brown! Por isso a culpa do estado agrónomo e artístico português é inteiramente culpa do ‘Você na TV’."
por: O Gato que Fede
<< Home