Garagem do Amílcar

O blog do Amílcar Filhoses, o Profeta do Agrotuning

13 setembro 2006

Dica da Semana

Ontem recebi o jornal da Dica da Semana. Devo dizer que foi uma bela maneira de começar o dia. Não sei se sabem, mas adoro panfletos do Lidl.
Provavelmente estou a ser um bocado redutor. Este jornal, para além de publicidade a dar com pau, traz também verdadeiras pérolas, verdadeiras obras-de-arte do génio humano, como é o caso do Oráculo de Belline, o expoente máximo dos horóscopos de jornal.
Mas que raio é o Oráculo de Belline? Ora bem, o Oráculo de Belline é um bocado desconhecido. É, assim dizendo, um horóscopo underground, mas, ao mesmo tempo, chique a valer. Apresentado por Miguel de Sousa, um homem de sexualidade duvidosa e portador de um belo penteado "à pilas", este "Vidente das Estrelas", compromete-se a fazer previsões sobre o Amor, Dinheiro, Trabalho, Saúde e ainda sobre o Totoloto, o que convenhamos, é notável.
Tendo em conta que este blog nasceu a 14 de Outubro eu procurei saber qual seria a previsão para esta semana, para os Nativos de Balança. Descobri que "as cartas escolhidas são as Honras e a Natividade". Ora bem, mas que é isto? A viciar resultados? Na minha terra não há cá dessas batotices de escolher cartas! Eu devo confessar que não sei como funcionam essas pontuações aí das cartas das estrelas, mas, se fosse à sueca, subias 4 que até te lambias!
Continuei a ler e descobri que esta é uma "excelente semana para fazer projectos em família e para [me] poder dedicar ao [meu] lar", neste caso leia-se servidor. Mais; cheguei à conclusão que "existe a possibilidade de [me] reencontrar em relações antigas". Não sei o que poderá isto ter a ver com o meu blog, mas o que é verdade é que este senhor está a incitar o namoro extraconjugal, o que não é bonito, pois viola claramente as leis de Deus, que não foi tido nem achado para a realização da Dica desta semana.
O Oráculo pouco mais de interessante tem. Há apenas a realçar "os números da sorte para jogar no Totoloto". Sendo este o "Vidente das Estrelas" é óbvio que este senhor teima em avançar por terreno minado, opinando sobre algo, para o qual não tem obviamente competência. Ele, ao que parece, sabe das estrelas, o que talvez fosse uma ajuda para o Euromilhões, mas de resto é óbvio que caso escolhamos os números fornecidos por ele, nos arriscamos a falhar redondamente.
Faltava-me ainda debruçar sobre a minha saúde. Desde há duas semanas para cá que andava todo apanhado das costas, o que já me andava a preocupar. Porém, ao ler a Dica, não só concluí que isto provavelmente é cansaço, como descobri que nenhum leitor da Dica morrerá esta semana.
Ao acabar de ler o Oráculo de Belline percebi que isto da Dica da Semana é como a droga: algo que nunca devemos experimentar. Em começando a ler já não há volta a dar. Temos mesmo de ir até ao fim. Por isso avancei até à página 17, onde me fui deparar com o testemunho de "alguns jovens actores portugueses que mais sucesso fazem actualmente nas séries e telenovelas de produção nacional".
Comecei pela jovem Catarina Cardoso (a Rosa de Floribella), uma menina de olhar atento e simpático que vai este ano para a quarta classe. Devo dizer que fiquei completamente estupefacto. Esta menina diz que o "regresso às aulas significa arrumar a mochila, rever a matéria e fazer resumos para consolidar o que [aprendeu] no ano anterior". Isto é de facto brilhante. Vejam a clarividência da resposta desta menina, que não tem, claramente, mais de dez aninhos. Muito bem.
Continuei a minha leitura e, por fim, cheguei ao Diogo Rebelo (o Tomás da Floribella). Este miúdo, apesar do seu ar simpático revela alguns distúrbios comportamentais. Primeiramente é o primeiro puto que ouço dizer que tem "saudades das brincadeiras, dos livros..." e que inclusive diz que faz "festinhas aos livros em casa" porque gosta muito deles. Porém, o mais chocante foi a resposta à última pergunta, em que lhe perguntavam como é que ele conseguia conciliar as gravações com as aulas. Este rapazinho, também ele com menos de dez anos, lá respondeu que consegue "conciliar tudo graças ao apoio da nova escola que [frequenta]". Eu só digo uma coisa: quem fala assim não é gago! Estes miúdos das telenovelas são de facto geniais. Não fosse o inevitável desfasamento temporal e diria que Einstein tinha, em puto, feito parte do elenco de Mãe Coragem.
Desta Dica há ainda a salientar o cantinho da erudição, onde os leitores fazem quadras para ganhar fins-de-semana em hóteis. O desta semana foi Fernado Pessoa com: Levarei Bolos Firenze / E a Dica na bagagem / Para ir a Outros Tempos / Disfrutar desta viagem. Lindo!!!