Garagem do Amílcar

O blog do Amílcar Filhoses, o Profeta do Agrotuning

29 janeiro 2006

Tractor Comemorativo dos 113 anos da morte de Fernando Pessoa

“Pessoa, pessoas! Fernando não era um, foram muitos. Não escrevia poemas, inventava personagens-poetas, que viviam, nasciam, estudavam, poetavam. Com seus poetas, não viveu uma vida, viveu muitas. Não morreu uma vez, morreu jamais!”

Ao ler as duas ultimas frases, o amigo tuner terá ficado com a sensação de que sim senhor, Fernando Pessoa ou era transformista ou Jesus Cristo. Mas não, ele foi um granda poeta português e, como tal, merece um tractor comemorativo da sua vida. Desta forma, a Garagem do Amílcar está a construir o tractor “Pessoa Baril”.
O “Pessoa Baril” vai ter 4 lugares, tendo sido atribuído um nome a cada um deles. O do condutor chamar-se-á Fernando Pessoa, e os dos penduras chamar-se-ão Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Pimpinha Jardim (não, não é engano… para quem anda mais desatento, eu explico. Como sabem os heterónimos do compincha Nandocas são Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Mas eu descobri, através de uma frase do Alberto, que a Pimpa é a reencarnação do gajo! Ora vejam: “Pensar é estar doente dos olhos”. Vocês já a viram de óculos? E, convenhamos, a genialidade com que ela escreve não é para qualquer um! Aquilo, meus amigos agrotuners, é poesia! Não sei se ela não será mesmo a reencarnação do Nando. Aquele virtuosismo não pode advir de apenas um crânio, mas de 4!... Estamos, sem duvida, perante um caso digno de estudo.) . Por isso, amigos, contenham-se; não vão agora largar bufas para a cara do Nando, que era asseadinho e não gostava de estar a adivinhar o que comeram na refeição anterior – “Hmmm… chouriça com ovos estrelados e batatas fritas! O meu prato favorito!” ou “ A comeres isso não vais longe” eram frases que não gostava de pôr agora o Nandito a dizer, não é verdade?!
O tractor vai estar equipado com um computador de bordo H5N1 e que terá disponíveis grandes obras suas como “Os Maias”, “Um Cagalhão na Tola” ou mesmo “Cozinha Tradicional Portuguesa”. Para os interiores serão visados os cabedais negros e motivos motards, porque, como todos sabem, o Fernando era um ganda maluco, louco por motas. A pintura exterior será em negro baço e terá vinis em branco com grandes frases dos seus heterónimos. As jantes terão a fronha de cada um deles (Era, pera aí! Se calhar ele não mudava de cara… estes gajos… sempre a complicar o trabalho do pessoal! Sinceramente!), com diamantes incrustados.
O motor a utilizar será um Zumdap X deluxe.
Os “Pessoa Baril” serão limitados às 20 unidades e podem ser adquiridos na Internet por €168.000 . Comprem já!!!



por Amílcar Filhoses